O ASSUNTO É

STF vai decidir se porte de drogas para consumo pessoal é crime

Publicado em

O julgamento para decidir se o porte de drogas para consumo próprio é crime está agendado para acontecer na próxima quarta-feira (24), no Supremo Tribunal Federal (STF). A pauta começou a ser julgada em 2015, mas foi paralisada, após um pedido do ministro Teori Zavascki, na época.

A matéria foi assumida pelo ministro Alexandre de Moraes, após a morte de Teori, em um acidente aéreo, em 2017. Moraes liberou o caso para julgamento logo em novembro do ano seguinte.

O que for decidido pela Corte terá efeito em todas as ações que tramitam na Justiça do país, uma vez que o  caso tem repercussão geral. A pauta é relatada pelo ministro Gilmar Mendes, que votou pela inconstitucionalidade do artigo 28 da Lei de Drogas.

O texto prevê pena para pessoas que comprarem, guardarem, transportarem ou portarem drogas para consumo pessoal. Gilmar votou pela aplicação de sanções apenas administrativas para estes casos.

Os ministros Roberto Barroso e Edson Fachin seguiram o relator pela inconstitucionalidade do artigo 28, mas limitaram o voto ao porte de maconha.

Na agenda do STF, o item é o quarto na ordem para o julgamento em plenário da sessão da próxima quarta. Até agora, três ministros votaram pela descriminalização do porte de drogas para uso pessoal.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Confira se seu medicamento terá isenção ou redução de imposto

Algumas medidas para evitar a alta no preço de medicamentos estão inclusas na regulamentação da reforma tributária sobre o consumo. Um total de 383...

Mais Radar

Desembargador Roberval Belinati lamenta morte de Juliano Costa Couto

O primeiro vice-presidente do TJDFT, expressou profundo pesar pela morte do ex-presidente da OAB-DF. Em sua homenagem, Belinati relembrou Couto como um aluno destacado e um líder respeitado na advocacia brasiliense. Juliano será enterrado nesta manhã de segunda(29) no Cemitério Campo da Esperança (Asa Sul)

Juiz condena homem por injúria racial e lesão em Taguatinga

No depoimento judicial, a mulher esclareceu que os xingamentos ocorreram num posto de combustíveis, após ela bater de forma leve contra o veículo do réu, enquanto manobrava seu carro.

Mutirão de conciliação do TJDFT com Bancorbrás vai até 16/04

Dúvidas relativas ao mutirão podem ser esclarecidas pelos telefones e WhatsApp (61) 3103-1702 e (61) 9415-3025 ou pelo e-mail [email protected].

Desafio a Alexandre de Moraes: Elon Musk ignora ordem judicial

A crítica ao empresário americano veio após este último desafiar publicamente o ministro Moraes, prometendo reativar contas bloqueadas pela Justiça brasileira em investigações de atividades ilícitas online.

TJDFT reinaugura fórum em Planaltina após incêndio

A celebração contou também com o descerramento de uma placa comemorativa, simbolizando oficialmente a reabertura do Fórum de Planaltina. 

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»