O ASSUNTO É

STF remarca julgamento da descriminalização do porte de drogas

Publicado em

Foi marcado para o dia 2 de agosto o julgamento que trata da possível descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal. A pauta relatada pelo ministro Gilmar Mendes, está há 8 anos para ser julgada.

O Supremo Tribunal Federal (STF) havia colocado a pauta para 24 de maio, mas precisou ser adiado por causa da análise de ação penal contra o ex-presidente Fernando Collor.

O julgamento do porte de drogas para consumo pessoal está paralisado desde 2015. O ministro Alexandre de Moraes, que herdou o lugar de Teori Zavasque, liberou o processo para votação em novembro de 2018. Agora, Rosa Weber incluiu como primeiro item de pauta para o dia 2 de agosto.

A decisão do STF vale como parâmetro para todas as instâncias da Justiça. Os ministros vão analisar a constitucionalidade do artigo 28 da Lei nº 11.343, de 2006, sobre os atos de “comprar, guardar ou portar drogas sem autorização para consumo próprio” serem considerados crimes.

O órgão sustenta ainda que “a conduta de portar drogas para uso próprio falta a necessária lesividade. Deveras, o comportamento tido pelo legislador ordinário como criminoso retrata apenas o exercício legítimo da autonomia privada, resguardada constitucionalmente pelo direito à vida íntima”.

Outro argumento usado é que o porte de drogas para uso próprio “não afronta a saúde pública (objeto jurídico do delito de tráfico de drogas), mas apenas, e quando muito, a saúde pessoal do próprio usuário”.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Duas mil obras públicas geraram 60 mil empregos no DF desde 2019

Desde 2019, duas mil obras públicas concluídas no Distrito Federal geraram cerca de 60 mil empregos. As ações contribuíram para o fortalecimento da economia...

Mais Radar

Desembargador Roberval Belinati lamenta morte de Juliano Costa Couto

O primeiro vice-presidente do TJDFT, expressou profundo pesar pela morte do ex-presidente da OAB-DF. Em sua homenagem, Belinati relembrou Couto como um aluno destacado e um líder respeitado na advocacia brasiliense. Juliano será enterrado nesta manhã de segunda(29) no Cemitério Campo da Esperança (Asa Sul)

Juiz condena homem por injúria racial e lesão em Taguatinga

No depoimento judicial, a mulher esclareceu que os xingamentos ocorreram num posto de combustíveis, após ela bater de forma leve contra o veículo do réu, enquanto manobrava seu carro.

Mutirão de conciliação do TJDFT com Bancorbrás vai até 16/04

Dúvidas relativas ao mutirão podem ser esclarecidas pelos telefones e WhatsApp (61) 3103-1702 e (61) 9415-3025 ou pelo e-mail [email protected].

Desafio a Alexandre de Moraes: Elon Musk ignora ordem judicial

A crítica ao empresário americano veio após este último desafiar publicamente o ministro Moraes, prometendo reativar contas bloqueadas pela Justiça brasileira em investigações de atividades ilícitas online.

TJDFT reinaugura fórum em Planaltina após incêndio

A celebração contou também com o descerramento de uma placa comemorativa, simbolizando oficialmente a reabertura do Fórum de Planaltina. 

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»