O ASSUNTO É

Justiça do DF condena 9 integrantes de organização criminosa por sonegar impostos

Publicado em

Nove pessoas foram condenadas pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) por sonegar impostos. Os integrantes da organização criminosa receberam a sentença de 140 anos de prisão.

De acordo com o Tribunal, na decisão divulgada nessa quarta-feira (30), o grupo usava empresas fantasmas para emitir notas frias e sonegar tributos.

A denúncia do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), foi acatada pela 1ª Vara Criminal e pelo Tribunal do Júri de Santa Maria. Conforme o processo, os valores faturados em notas fiscais ultrapassam “centenas de milhões de reais”.

Os acusados foram condenados pelos crimes de sonegação de impostos, lavagem de dinheiro, falsidade material e ideológica, e uso de documento público falso. A decisão descreve que o grupo atuou no esquema por mais de 10 anos.

“Do exame aprofundado de todos os elementos dos autos, resta evidente que os membros da organização criminosa se aproveitaram de falhas nos meios de fiscalização da inscrição no fisco distrital de pessoas jurídicas que atuam na comercialização no atacado de produtos rurais, bem como da emissão de notas fiscais por essas pessoas jurídicas”, diz a decisão.

Produtores rurais procuravam os líderes da organização criminosa para adquirir notas fiscais frias. Em seguida, promoviam a saída das mercadorias sem o recolhimento do imposto e para se aproveitar do crédito tributário criado pela emissão da nota forjada. 

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Saiba como consultar local de prova do Concurso Nacional Unificado

Neste domingo (5), cerca de 2,1 milhões de candidatos devem participar do Concurso Nacional Unificado. Realizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em...

Mais Radar

Desembargador Roberval Belinati lamenta morte de Juliano Costa Couto

O primeiro vice-presidente do TJDFT, expressou profundo pesar pela morte do ex-presidente da OAB-DF. Em sua homenagem, Belinati relembrou Couto como um aluno destacado e um líder respeitado na advocacia brasiliense. Juliano será enterrado nesta manhã de segunda(29) no Cemitério Campo da Esperança (Asa Sul)

Juiz condena homem por injúria racial e lesão em Taguatinga

No depoimento judicial, a mulher esclareceu que os xingamentos ocorreram num posto de combustíveis, após ela bater de forma leve contra o veículo do réu, enquanto manobrava seu carro.

Mutirão de conciliação do TJDFT com Bancorbrás vai até 16/04

Dúvidas relativas ao mutirão podem ser esclarecidas pelos telefones e WhatsApp (61) 3103-1702 e (61) 9415-3025 ou pelo e-mail [email protected].

Desafio a Alexandre de Moraes: Elon Musk ignora ordem judicial

A crítica ao empresário americano veio após este último desafiar publicamente o ministro Moraes, prometendo reativar contas bloqueadas pela Justiça brasileira em investigações de atividades ilícitas online.

TJDFT reinaugura fórum em Planaltina após incêndio

A celebração contou também com o descerramento de uma placa comemorativa, simbolizando oficialmente a reabertura do Fórum de Planaltina. 

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»