Exposição de cartazes na estação de metrô Cine Brasília deve se tornar permanente

Publicado em

A 53ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB), começou nesta terça-feira (15) de forma ampla e virtual pelo Canal Brasil e plataforma Canais Globo. No entanto, uma única atração foi presencial.

A alta programada para esta quarta-feira ocorrerá após uma redução de 2% no preço da gasolina da Petrobras, anunciada no início do mês. Naquela oportunidade, o diesel ficou estávelLEIA MAIS

COMBUSTÍVEIS| Petrobras aumenta em 3% a gasolina e em 4% o diesel a partir de hoje

Trata-se da exposição “Cartazes Cine Brasília”, que reúne 40 peças, na Estação de Metro 106/107 Sul, que leva o nome do principal templo do cinema do Distrito Federal, monumento de Oscar Niemeyer e conhecido por abrigar o FBCB.

A abertura contou com a presença do secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Bartolomeu Rodrigues (foto), que conferiu cada peça exposta.

“A ideia é transformar essa exposição, que segue até 15 de fevereiro, em permanente. Isso porque essa estação de metrô chama-se Cine Brasília. Por trás de cada um desses cartazes, temos a história política e cinematográfica do país, com cartazes de filmes brasilienses, brasileiros e até internacionais”, conta.

A importância dessa exposição está diretamente ligada a um dos pilares curatoriais dessa edição de 2020: a memória. Diretora executiva do FBCB, Érica Lewis fez questão de abrir o FBCB de 2020 com essa mostra.

“É muito simbólico inaugurar um evento de 53 anos por meio de cartazes, vestígios memoriais de tantos filmes e festivais de outrora. Esse tema será debate em diversas mesas”.

A curadoria dessa exposição foi feita por Rodrigo Rodrigues, gerente do Cine Brasília, que fez um recorte da força do Cine Brasília na difusão do cinema de arte internacional.

“Os cartazes expostos fazem parte da memória e refletem esse cuidado que estamos tendo com acervo. Nesses cartazes, temos o cruzamento entre as linguagens do cinema e das artes gráficas”, avalia.

Com informações da Secretaria e Cultura

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

GDF estuda usar pavimento em concreto com fibras sintéticas

O Governo do Distrito Federal (GDF) estuda utilizar pavimento em concreto com fibras sintéticas nas obras públicas. O método construtivo foi apresentado à Secretaria...

Mais Radar

Frejat, Paralamas e Gessinger fazem Arena do Funn tremer em Brasília

Cerca de 10 mil pessoas marcaram presença na primeira noite do...

É amanhã! Funn Festival 2024, celebra música, diversão e cultura em Brasília

Maior festival de inverno do Brasil começa amanhã, sexta-feira, 10/05, no estacionamento 9 do Parque da Cidade a partir das 18h

Parceria histórica internacional eleva Oktoberfest de São Paulo

A São Paulo Oktoberfest estabelece uma parceria inédita com a Baviera e Munique, envolve ampliar laços culturais e turísticos, além de transferência o turismo e a economia local através de eventos que celebram a rica tradição alemã

Colinas do Samba protagoniza o ritmo do pagode brasiliense

Nos últimos dez anos, o pagode emergiu como um dos ritmos de maior crescimento em Brasília, refletindo uma mudança cultural antes impulsionada pelo rock. O grupo Colinas do Samba, tem sido um dos principais protagonistas dessa ascensão.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»