O ASSUNTO É

MEC discute medidas de incentivo para ensino integral

Publicado em

Uma versão da nova política de fomento à educação em tempo integral a estados e municípios foi discutida por representantes do Ministério da Educação (MEC). Os gestores locais foram ouvidos e dúvidas foram esclarecidas pela área técnica, responsável por formular a nova política.
Cerca de 150 pessoas participaram por videoconferência, nessa terça-feira (25), entre membros do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

O ministro da Educação, Camilo Santana acompanhou o presidente Lula (PT) em viagem a Portugal e também esteve no encontro.

Camilo Santana explicou que “a ideia é ampliar a escola de tempo integral em todos os municípios e estados brasileiros por meio de apoio pedagógico, de infraestrutura e indução com apoio financeiro. É uma proposta inicial, sujeita a mudanças e aperfeiçoamento a partir das contribuições e sugestões das redes”.

Conforme o Plano Nacional de Educação (PNE) brasileiro, até 2024, 50% das escolas públicas do país devem oferecer educação integral, e 25% dos alunos devem estar matriculados na modalidade.

No entanto, a ideia ainda não foi plenamente atendida, segundo um levantamento feito pelo movimento Todos Pela Educação.

O Brasil cumpriu parte do objetivo quando mais de 52% das escolas públicas da educação básica tinham ao menos uma matrícula em tempo integral, em 2022. O percentual era de 30,6%, em 2021.

Por outro lado, dados do Censo Escolar 2022, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostram que o país ainda não atingiu os 25% de alunos em educação integral. Estão com jornada integral 20,4% dos estudantes do ensino médio e 14,4% do fundamental, atualmente.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

DPDF tem aumento de 15% nos atendimentos no primeiro quadrimestre de 2024

No primeiro quadrimestre de 2024, a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) registrou aumento de 15% no número de atendimentos, em comparação ao mesmo...

Mais Radar

Prazo para convocação da lista de espera do Fies termina nesta sexta (17)

O prazo para as convocações da lista de espera da seleção...

Provas do Enem serão aplicadas em 3 e 10 de novembro

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 serão...

Prazo para inscrição no Encceja 2024 termina nesta sexta-feira

Termina nesta sexta-feira (10), o prazo para inscrições no Exame Nacional...

Projeto-piloto leva chorinho e aulas de musicalização para a escola pública

 A expectativa do projeto é atender ao todo 250 jovens, divididos em dez turmas com 25 alunos cada.

Saiba como consultar local de prova do Concurso Nacional Unificado

Neste domingo (5), cerca de 2,1 milhões de candidatos devem participar...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»