O principal objetivo do Wi-Fi Social DF, projeto do Governo do Distrito Federal (GDF), é levar conexão pública e gratuita a locais estratégicos de grande circulação de pessoas. Só em 2024, mais seis locais passaram a oferecer o serviço.
São 119 pontos de conexão em 24 regiões administrativas do DF, responsáveis por mais de 150 milhões de acessos. O programa foi lançado em fevereiro de 2019 e qualquer pessoa que estiver em um dos locais onde o serviço é oferecido pode acessar a rede.
O Wi-Fi Social está presente em espaços como a Rodoviária do Plano Piloto, BRT e Zoológico, além de unidades básicas de saúde (UBS), escolas, bibliotecas, hospitais públicos e praças.
“A internet se consolidou como um elemento indispensável na vida contemporânea, desempenhando uma função vital em diversos setores, como negócios, entretenimento, educação, comunicação e desenvolvimento profissional. O Wi-Fi Social tem um papel importante ao possibilitar uma expansão do acesso à informação e à conectividade”, destaca o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Reisman.
Todas as redes cumprem as regras do Edital de Credenciamento da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti) de 2023, que traz as especificações para a disponibilização dos serviços pelas empresas, somado às legislações vigentes. O tempo de conexão é de 30 minutos.
Ao final desse período, caso o usuário queira continuar navegando, basta se reconectar e repetir o processo de cadastro.