O ASSUNTO É

Técnicas inovadoras de combate reduzem casos de dengue no DF

Publicado em

Os casos prováveis de dengue em residentes do DF continuam em queda, segundo o Boletim Epidemiológico nº 30, publicado em 28 de julho. A diminuição é de 61,9% em relação aos sete primeiros meses do ano passado. Também não houve registro de mortes.

Os resultados positivos estão relacionados ao combate constante do Governo do Distrito Federal (GDF), essencial para evitar a proliferação de dengue, zika e chikungunya.

“Temos feito um trabalho conjunto com outros órgãos do GDF, como Corpo de Bombeiros, administrações regionais e DF Legal, para combater o mosquito”, revela o diretor da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Jadir Filho.

Além da constante orientação de cuidados educativos para a população, entre as técnicas usadas estão o controle químico com inseticida, o uso de armadilhas para monitorar e controlar o mosquito e as inspeções feitas pelos agentes de vigilância rotineiramente.

Para auxiliar na campanha, o GDF implementou o método Wolbachia nas estratégias de combate ao Aedes aegypti. A técnica consiste na liberação de mosquitos contaminados com bactérias Wolbachia, micro-organismo que reduz o potencial para a transmissão das doenças.

O diretor da Vigilância Ambiental ressalta que durante o período chuvoso, o foco é o manejo ambiental, com a retirada de entulhos e inservíveis de terrenos baldios, com a vistoria de residências e comércios.

“Continuamos esse trabalho para que seja mais efetivo o controle quando for iniciado o período de chuvas. Tudo isso auxilia a diminuir possíveis internações e óbitos pela doença. É uma atuação muito importante para não sobrecarregar toda a rede de saúde do DF”,  destaca Jadir.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Caiado premia 150 escolas que se destacaram em alfabetização em Goiás

Caiado entrega premiação a 150 escolas públicas municipais vencedoras do Prêmio Leia 2024. Ao todo, foram distribuídos R$ 18 milhões aos colégios premiados (Fotos: Júnior Guimarães)

Mais Radar

Prazo para credenciamento de papelarias no CME termina neste domingo (19)

O prazo para as papelarias interessadas enviarem a documentação para participar...

Mães e filhos têm tarde especial no parque inspirado na Disney

A Secretaria da Mulher (SMDF) proporcionou diversão às mães que fazem...

Sorteio do Nota Legal é adiado para o dia 27 de junho

O primeiro sorteio de 2024 do programa Nota Legal mudou de...

Nova forma no sistema de bilhetagem dos ônibus será totalmente digital

A partir de 1º de julho, os métodos de pagamento das...

GDF estuda usar pavimento em concreto com fibras sintéticas

O Governo do Distrito Federal (GDF) estuda utilizar pavimento em concreto...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»