Segundo balanço da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), os índices criminais seguem em queda no Distrito Federal. O número de ocorrências caiu de 307, em 2023, para 147 neste ano, nos sete primeiros meses.
O blanço revela que os roubos em coletivos apresentaram redução de 52% entre janeiro e julho de 2024, em relação ao mesmo período do ano passado. As ações combinadas entre os órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) são fundamentais para a diminuição dos índices.
“Identificamos os dias, horários e locais com maior incidência e passamos a utilizar tecnologia e inteligência para identificar e prender grupos ou indivíduos reincidentes, otimizando assim o trabalho das polícias Civil e Militar. A colaboração dos conselhos comunitários de segurança também foi crucial nesse processo”, explica o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.
Outra medida importante para a redução do crime é a menor circulação de dinheiro dentro dos ônibus. Desde julho, o transporte público do Distrito Federal passa por uma redução dos ônibus que aceitam pagamento em dinheiro em espécie.
O primeiro mês teve 52 linhas com a extinção do serviço, e, a partir de 15 de agosto, mais 99 passaram a adotar o novo formato de pagamento, apenas com cartões BRB Mobilidade, de crédito e de débito.