O ASSUNTO É

Rede pública oferece serviço especializado para tratamento da andropausa

Publicado em

Com o intuito de promover a melhoria das condições de saúde e de reduzir a mortalidade, a população do Distrito Federal conta com um centro de referência em saúde do homem.

Desde 2021 no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), o Ambulatório de Andrologia é dedicado ao diagnóstico, ao tratamento e à prevenção de doenças associadas às funções reprodutivas e sexuais dos homens.

O serviço é resultado de pesquisa científica iniciada em 2015, que investigou a situação de saúde de mais de 500 pacientes locais. O estudo subsidiou a criação da Política Distrital de Atenção à Saúde do Homem (andrologia), instituída por meio da Lei nº 7.055, de janeiro de 2022.

“O homem normalmente não tem a cultura do autocuidado. Os sintomas vão se acumulando até não ser mais possível suportar, quando já se encontra em um estado grave. Contribuir para a mudança da percepção do homem em relação à sua saúde foi o que serviu de estímulo para a criação do serviço”, explica o urologista Wellington Epaminondas, coordenador do Ambulatório de Andrologia no Hran.

Por tratar-se de uma “doença silenciosa”, o hábito de submeter-se periodicamente a consultas médicas e exames de controle é a principal ação para o diagnóstico precoce e o início imediato do tratamento.

Os pacientes chegam ao Centro de Referência em Saúde do Homem após o encaminhamento de um urologista ou endocrinologista dos hospitais regionais ou de um médico de Saúde da Família das unidades básicas de saúde (UBSs).

A primeira consulta é feita via regulação central da Secretaria de Saúde (SES-DF) e os retornos são agendados diretamente na unidade de atendimento.

O ambulatório conta com equipe multidisciplinar, composta por médicos andrologista e endocrinologista, nutricionista e profissionais de enfermagem.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

GDF estuda usar pavimento em concreto com fibras sintéticas

O Governo do Distrito Federal (GDF) estuda utilizar pavimento em concreto com fibras sintéticas nas obras públicas. O método construtivo foi apresentado à Secretaria...

Mais Radar

GDF estuda usar pavimento em concreto com fibras sintéticas

O Governo do Distrito Federal (GDF) estuda utilizar pavimento em concreto...

Eventos do DF devem aderir a protocolo de combate ao assédio

Os espaços de entretenimento e lazer da capital deverão seguir o...

Novos beneficiários do DF Social têm até o dia 26 para abrir conta

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) convoca 2.123 novas famílias beneficiárias...

Inscrições para a comissão da Conferência Distrital das Cidades terminam nesta quarta (15)

O prazo das inscrições para participar da comissão organizadora da 6ª...

Primeiro sorteio do Nota Legal será no dia 23

A Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec) vai realizar o...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»