O Departamento de Trânsito do Distrito Federal publicou nesta segunda-feira (12) as regras para a 3ª edição do Programa Habilitação Social. O projeto é destinado a oferecer formação, qualificação e habilitação profissional para condutores de veículos automotores em situação de vulnerabilidade social.
Serão disponibilizadas 5 mil vagas para todo o Distrito Federal, sendo 2 mil na modalidade Estudante Habilitado e 3 mil na modalidade Cidadão Habilitado. As inscrições começam em 18 de setembro e vão até o dia 18 de outubro e devem ser feitas pelo portal de serviços do Detran-DF.
Para participar, o candidato deverá estar inscrito, como titular ou dependente, no Cadastro Único (CadÚnico). O programa será executado em três fases, com inscrição, seleção e processo de habilitação.
“O programa visa facilitar o acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para cidadãos de baixa renda, promovendo inclusão social e oportunidades de emprego”, ressalta Takane Kuyotsuka do Nascimento, diretor-geral do Detran-DF.
O Detran disponibilizará à Sedes e à Sejus a lista dos candidatos com inscrição homologada para seleção e classificação. Após a homologação da seleção dos candidatos, as referidas secretarias retornarão as listas, informando os candidatos classificados por modalidade, tipo de serviço, critério enquadrado, motivo da não seleção e outros que se fizerem necessários.
A lista final dos candidatos inscritos, selecionados e classificados para o programa será divulgada por meio eletrônico, no Portal de Serviços do Detran. O candidato terá 30 dias para realizar a abertura do processo no Registro Nacional de Condutores (Renach).