Os doadores da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) não precisarão mais passar pelo teste do furo no dedo para medir o nível de hemoglobina no sangue.
Agora, a unidade opera com o multiparâmetro, aparelho que utiliza um sensor acoplado ao dedo do doador, um método indolor. A avaliação da hemoglobina é um procedimento necessário para detectar anemia e faz parte da pré-triagem clínica, uma das etapas do ciclo da doação de sangue no Hemocentro.
O aparelho também permite, ao mesmo tempo, aferir a pressão arterial e medir a frequência cardíaca do doador. Toda a medição leva menos de um minuto.
“Sabemos que a picadinha no dedo é uma queixa recorrente entre nossos doadores. Muitos até brincam dizendo que dói mais do que a própria punção da agulha durante a doação. Com o novo aparelho, além de oferecer mais conforto aos doadores, também vamos reduzir custos operacionais, eliminando a necessidade de materiais como curativos, luvas e agulhas”, destaca o diretor da Unidade Técnica do Hemocentro de Brasília, Marcelo Jorge.
Doe sangue
Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Para mais informações, o cidadão pode consultar todas as condições no site do Hemocentro ou entrar em contato com pelos telefones (61) 3327-4413, 3327-4447 ou pelo WhatsApp (61) 99136-2495.