O Metrô-DF assinou o termo de compromisso para a implementação do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça. O texto é instituído pelo Ministério das Mulheres, por meio da Portaria n° 288, de 27 de outubro de 2023.
O programa deve promover a equidade de gênero e raça dentro do ambiente de trabalho. A sétima edição contou com a adesão de 103 empresas públicas e privadas.
O objetivo é conscientizar e incentivar empregadoras e empregadores a adotarem práticas de gestão de pessoas e de cultura organizacional.
“Aderir ao programa é mais um passo na nossa caminhada rumo ao desenvolvimento da gestão e da nossa estratégia de governança e boas práticas. Não há como evoluir na gestão sem reconhecer a importância da equidade de gênero e de raça. No Metrô-DF, todas as gerências de operação são ocupadas por mulheres e a maioria das assessorias da presidência também. Mas ainda há muito a ser feito”, explicou o diretor de Operação e Manutenção do Metrô-DF, Márcio Aquino.
As empresas e organizações se comprometem a conscientizar, sensibilizar e estimular práticas de gestão que promovam a igualdade de oportunidades entre mulheres e homens dentro da empresa.
O programa é uma iniciativa do governo federal, coordenado pelo Ministério das Mulheres, por meio da Secretaria Nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados do Ministério das Mulheres, em parceria com o Ministério da Igualdade Racial, Ministério do Trabalho e Emprego, ONU Mulheres e Organização Internacional do Trabalho (OIT).