O ASSUNTO É

Marli Rodrigues assume diretoria da Escola de Governo

Publicado em

A Escola de Governo do GDF (Egov) conta agora com a experiência de Marli Rodrigues.
A nomeação para o cargo saiu nesta terça-feira (14), no Diário Oficial.

Marli Rodrigues é conhecida pela sua atuação na presidência do SindSaúde há mais de oito anos. Mas muito antes de assumir o cargo, já atuava na direção do sindicato.

Aliás, sua vida sempre se pautou nos movimentos de luta por melhorias trabalhistas, desde quando assumiu o serviço público, no início dos anos 80, quando tinha apenas 18 anos.

Conquistas sindical

Em 2013, Marli, no seu primeiro mandato como presidente, conquistou algo inédito para os servidores da Saúde, a redução da jornada de trabalho de 40 para 20 horas/semanais, sem redução salarial.

Uma jornada que nenhum servidor da saúde pública do restante do Brasil tem. Outra importante conquista para a categoria da saúde foi a conclusão da Incorporação da Gratificação de Apoio Técnico Administrativo (Gata) ao salário dos servidores da saúde, uma demanda que já se prologava por dez anos.

Disputa política

Nas eleições gerais do ano passado, a convite do governador Ibaneis Rocha(MDB), concorreu ao cargo de deputada federal pelo MDB, ficando como suplente.

No desafio das urnas, Marli ficou conhecida pela população do DF. Os eleitores puderam saber mais sobre a Marli da Saúde, até então conhecida pelos servidores do GDF, principalmente os da pasta da Saúde.

Novo desafio

Agora, na direção da Escola de Governo, Marli pretende dar continuidade na missão que sempre defendeu, – a qualificação e a capacitação dos servidores públicos.

“Sempre acreditei no serviço público. Mas, para que esse serviço seja bem oferecido à população, o servidor deve ser valorizado pelo Estado. E isso pode vir de várias formas, pelo financeiro e pela oportunidade de capacitação. Por isso estou tão entusiasmada com a oportunidade de assumir a Egov. Porque é lá que são formuladas as políticas de formação, capacitação e desenvolvimento dos servidores públicos do nosso governo distrital”, conclui Marli Rodrigues.

O que é Escola de Governo

A Escola de Governo faz parte da estrutura administrativa do Governo do Distrito Federal e está vinculada à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad). Conforme o Decreto n. 43826 de 2022. No local, são realizados cursos, certificações, eventos e atividades para o aprimoramento e formação para os servidores do GDF.

“Estou muito feliz e entusiasmada com esse novo desafio. Tenho certeza de que terei a oportunidade de ajudar, mas, principalmente, de aprender também. Porque dentro dessa engrenagem do serviço público nada se faz sozinho, é um conjunto de ações” .

Breve biografia de Marli

Marli Rodrigues nasceu no Distrito Federal em setembro de 1964. Aos 18 anos assumiu concurso público da Secretaria de Saúde do DF, ingressando no Hospital do Gama.

Costuma dizer que foi no PS do Gama a sua grande escola da vida pessoal e profissional. Anos depois foi trabalhar no ambulatório do HRG.

Sua trajetória política teve início quando ingressou na luta sindical em 1989, filiou-se ao Sindicatão, que mais tarde se tornaria o SindSaúde.

Dez anos depois, foi eleita diretora-financeira do sindicato e, em 2013, ganhou a eleição para presidente do SindSaúde.

Foi reeleita, se licenciou em 2022 para concorrer à campanha eleitoral daquele ano.

“Colocamos para os servidores dessa cidade o melhor período da história dos servidores.

Reestruturamos diversas carreiras, como foi o caso da Saúde, da nossa querida Marli”, afirmou Ibaneis Rocha durante o lançamento da sua candidatura a reeleição, no dia 16 de agosto, em Vicente Pires.

Lutas e conquistas

  • 2010
    Iniciou a luta para equiparar a jornada de trabalho de todos os servidores da Saúde em 20h semanais. Conquista inédita em todo o país.
  • 2011
    Criação do regime jurídico dos servidores do DF/ Lei Complementar nº 840/2011, com participação ativa do SindSaúde na garantia e ampliação de direitos como: conversão da licença-prêmio em pagamento (pecúnia); acumulação de cargos públicos; pagamento do 13º salário no mês de aniversário do servidor; manutenção da licença-prêmio por assiduidade.
  • 2013
    Eleita presidente do SindSaúde DF (1º mandato).
    Conquista da redução de jornada de trabalho para todas as categorias da saúde (para 20 horas). Até hoje o DF é a única Unidade da Federação que tem isonomia de carga horária, sem distinção por categoria ou formação profissional.
  • 2016
    Instauração da CPI da Saúde do DF, após denúncias de que o governo da época pagava propina e desviava dinheiro público da área. Provas foram entregues ao Ministério Público e houve vazamento de áudios comprovando a corrupção.
  • 2017
    Aposenta-se da Secretaria de Saúde do DF. Garantia de recebimento da Gratificação de Titulação (GTIT) aos servidores da saúde concluintes de cursos de pós-graduação, como mestrado e doutorado. Decisão referendada pelo Tribunal de Contas do DF, após investidas do então governo para limitar esse direito, instituído pela Lei nº 3.320/2014.
  • 2020
    Conclusão da incorporação da Gratificação de Apoio Técnico-Administrativo (GATA) ao salário dos servidores da saúde/ Lei nº 6523/2020 – demanda iniciada em 2009 e que continuou na pauta por mais de 10 anos.
    Assinatura de criação do plano de saúde para servidores públicos do DF, o GDF Saúde. Uma vitória inédita e histórica que já beneficia mais de 70 mil profissionais e dependentes.
  • 2021
    Participação ativa na concretização da modernização das carreiras de Assistência à Saúde Pública do DF. Servidores que ocupavam cargos “extintos a vagar” voltaram a ser reconhecidos e todas as categorias foram reenquadradas como assistentes, técnicos e analistas.
  • 2022
    Candidata-se ao cargo de deputada federal (MDB). Conquista a suplência.
  • 2023
    Toma posse como Diretora Executiva da Escola de Governo do DF.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Prazo para credenciamento de papelarias no CME termina neste domingo (19)

O prazo para as papelarias interessadas enviarem a documentação para participar do programa Cartão Material Escolar (CME), termina neste domingo (19), conforme edital de...

Mais Radar

Prazo para credenciamento de papelarias no CME termina neste domingo (19)

O prazo para as papelarias interessadas enviarem a documentação para participar...

Mães e filhos têm tarde especial no parque inspirado na Disney

A Secretaria da Mulher (SMDF) proporcionou diversão às mães que fazem...

Sorteio do Nota Legal é adiado para o dia 27 de junho

O primeiro sorteio de 2024 do programa Nota Legal mudou de...

Nova forma no sistema de bilhetagem dos ônibus será totalmente digital

A partir de 1º de julho, os métodos de pagamento das...

GDF estuda usar pavimento em concreto com fibras sintéticas

O Governo do Distrito Federal (GDF) estuda utilizar pavimento em concreto...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»