A Secretaria de Saúde (SES-DF) reforça a importância de os usuários atualizarem os dados por meio da campanha RecadastraSUS. Até o momento, 1.403.912 pessoas fizeram o procedimento. A campanha é incentivada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Apesar de já termos recadastrado metade da população, esperávamos uma adesão maior. Ainda falta o recadastramento de outros 1,4 milhão de usuários, levando em conta o total de 2,8 milhões de usuários registrados no Censo de 2022”, explica o subsecretário de Planejamento em Saúde da SES-DF, Rodrigo Vidal.
A atualização tem a finalidade de garantir e ampliar o acesso dos usuários aos serviços públicos de saúde, facilitando, entre outros procedimentos, o agendamento de consultas, exames e cirurgias.
O processo pode ser feito por meio de forma virtual ou pelo número 160 (opção 5). Também pode ser presencialmente, nas unidades básicas de saúde (UBSs).
Desde julho de 2023, 1.373.131 pessoas fizeram o cadastro presencial nas UBSs. Outras 13.641 fizeram o procedimento pela internet, e 9.474 usaram o Disque Saúde (160).
Canais disponíveis para o RecadastraSUS
• Internet – Cadastro on-line
• Telefone – Disque 160, opção 5
• Presencial – Unidades de básicas de saúde