Mais 99 linhas de ônibus coletivo do Distrito Federal vão deixar de receber o pagamento de dinheiro em espécie a partir do dia 15. A tarifa paga em dinheiro está sendo retirada gradualmente das linhas em que o pagamento em espécie já é usualmente pouco utilizado.
“Com essa inclusão, 16% das linhas do sistema passam a aceitar somente pagamento por meio eletrônico, com o uso de cartões de transporte e bancários, além do QR Code [bilhete avulso]”, explica o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.
Atualmente, 933 linhas de ônibus atendem à população do DF. A previsão é que, até final do ano, o dinheiro não esteja mais em circulação nas demais linhas. O BRB Mobilidade implementou mais 25 novos pontos de retirada de cartões e recarga. São 151 pontos de atendimento disponíveis.
Todas as informações podem ser vistas no site do BRB Mobilidade. Quem utiliza o aplicativo BRB Mobilidade também pode adquirir créditos de transporte com o pagamento via Pix no próprio app.
Em 2023, o pagamento da passagem com dinheiro em espécie representava um montante de R$ 278,5 milhões, o equivalente a 31% do total de acessos. Atualmente, o pagamento em espécie representa cerca de 16% desse total.