O ASSUNTO É

Lançado protocolo de combate à violência contra a mulher em eventos no DF

Publicado em

O protocolo “No Nosso Quadrado Não é Não” está lançado e, a partir deste Carnaval, será utilizado em eventos, conforme a Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF).

A iniciativa visa proteger frequentadoras de espaços de lazer e entretenimento que passem por situação de assédio e também possam sofrer risco de importunação sexual e demais formas de violências.

Realizada por meio de parceria público-privada, a ação foi iniciada no pré-carnaval. O protocolo se tornou conhecido no meio artístico após, em 2023, a cantora Ivete Sangalo adotar a ideia em seus shows.

A secretária de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, Marcela Passamani, explica que a parceria estabelece a colaboração mútua entre os setores na promoção de resultados a partir de soluções no enfrentamento à violência contra a mulher.

“É fundamental que as mulheres saiam de casa e voltem para seus lares sem terem passado por situações de constrangimentos e até mesmo violências. A partir do protocolo, o trabalho da Sejus é acompanhar de perto a movimentação dos locais de entretenimento para que todas se sintam protegidas, e, se necessário, atuar no acolhimento”, ressalta a responsável pela pasta.

O protocolo integra pontos de atuação para proporcionar um espaço de segurança e vigilância constantes. A iniciativa promove tranquilidade às mulheres que desejam se divertir sem riscos iminentes de qualquer tipo de violência contra elas.

Dentre as tarefas do projeto, estão o treinamento de funcionários e colaboradores dos locais dos eventos para atuação em situações de violência contra a mulher, todos eles identificados com a mensagem “Tô de olho”; utilização de códigos para denúncia de violência, entre outros.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Demissão de Sílvio Almeida repercute entre entidades civis

Silvio Almeida estava à frente do ministério desde o início de janeiro de 2023 e foi demitido após denúncias de ter cometido assédio sexual. 

Mais Radar

Transporte público terá reforço de 110 ônibus para o 7 de Setembro

O desfile de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios, neste...

Aluguel social para mulheres vítimas de violência é regulamentado no DF

Foi publicada a portaria 131/2024, que estabelece novas normas para a...

Projeto Acelera Brasília 2024 promove competições na Arena Kart Point

A partir da próxima semana, o centro da capital federal vai...

Prorrogado prazo das inscrições para integrar o Conplan

Foi prorrogado para quinta-feira (5) o prazo das inscrições para selecionar...

Guerra no combate a incêndio que avança sobre a Flona de Brasília

Uma força-tarefa com equipes de diferentes órgãos trabalha para conter o incêndio que atinge a Floresta Nacional de Brasília (Flona). São, ao todo, 150 pessoas, uma aeronave e 35 viaturas.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»