O ASSUNTO É

Governo regulariza lotes de 19 equipamentos públicos no DF

Publicado em

A governadora em exercício, Celina Leão assinou a Lei Complementar n° 1.035/2024, atendendo a demandas antigas da população para regularizar lotes de equipamentos públicos no Distrito Federal, como feiras e unidades de educação e saúde.

A norma, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), beneficia 19 equipamentos públicos em dez regiões administrativas (RAs): Núcleo Bandeirante, Samambaia, Ceilândia, São Sebastião, Santa Maria, SIA, Sobradinho II, Guará, Brazlândia e Gama.

Mesmo com os lotes abrigando há anos algumas essas edificações em área pública, eles estavam sem registro em cartório, a exemplo das feiras permanentes de Samambaia, na EQN 311/313 e EQN 508/510, que aguardam há mais de 30 anos pela regularização.

Para atender as demandas, a proposta da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) foi elaborar uma norma para reparar a ausência dos registros cartoriais das edificações.

A lei autoriza o Poder Executivo Distrital a alterar projetos registrados, desafetar, afetar, desconstituir ou doar bens de domínio público para criação, ampliação ou redução de lotes destinados a equipamentos públicos nas regiões citadas na nova legislação.

“A aprovação dessa lei contribuirá para o ordenamento do espaço urbano e, com o esforço desenvolvido pelos órgãos do governo na busca pela regularização dos bens patrimoniais, possibilitará a adequação das estruturas edificadas às legislações de prevenção de incêndios e acessibilidade vigentes”, informou a diretora de Parcelamento do Solo da Seduh, Eliane Monteiro.

O objetivo é conciliar a realidade da cidade com o planejamento e o ordenamento urbano, por meio da regularização e adequação desses lotes localizados em áreas urbanas consolidadas.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

A saúde dos imortais: Dino e o plano vitalício pelo trabalho de 21 dias

Enquanto milhões de brasileiros sofrem nas filas dos hospitais públicos, Flávio Dino garante plano de saúde vitalício após apenas 21 dias como senador. Além do atendimento médico no Brasil, o plano cobre atendimento no exterior e até mesmo UTI aérea.

Mais Radar

Inscrições para cursos de idiomas em escolas públicas do DF encerram terça (9)

Estudantes do 6º ano do ensino fundamental até o terceiro segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) podem se inscrever.

Governadora Celina Leão visita obras e destaca obras na Estrutural

Em visita ao projeto neste sábado de manhã, a governadora em exercício Celina Leão destacou a importância do GDF Mais Perto do Cidadão para os moradores de todo o DF.

Carteira de Identidade Nacional será emitida em projeto na próxima semana

A Unidade Técnica de Atendimento Móvel (Utam) da Polícia Civil do...

Aberta convocação para empresas demonstrarem interesse ao programa Morar DF

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab-DF) está convocando...

Aberta convocação para contratação temporária de médicos generalistas

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) publicou a convocação...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»