Com apoio do Congresso Nacional, o Governo do Distrito Federal (GDF) vai nomear 1.284 policiais militares e 800 policiais civis ainda este ano.
A vice-governadora Celina Leão esteve na Câmara dos Deputados para pedir apoio dos parlamentares na alteração da Lei Orçamentária Anual da União, autorizando a nomeação. Na reunião estavam ainda o secretário de Economia, Ney Ferraz Júnior; o delegado-geral da PCDF, José Werick; e o deputado distrital João Hermeto.
“Essa é mais uma vitória do GDF. Estivemos na Câmara dos Deputados para falar com o presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), deputado Julio Arcoverde (PP-PI), que vai encaixar a autorização orçamentária para contratarmos policiais militares e policiais civis”, destacou Celina Leão.
Os recursos são usados para custear a organização e a manutenção da Polícia Civil, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, bem como prestar assistência financeira para execução de serviços públicos de saúde e educação.
“Para reduzir o impacto dessa redução, temos investido em tecnologia, em gestão e na inteligência, o que, aliado ao excelente trabalho e empenho dos profissionais de segurança, vem garantindo redução da criminalidade no Distrito Federal”, ressalta o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.
Os servidores das forças de segurança são pagos com recursos do Fundo Constitucional, repassado pelo governo federal.