O ASSUNTO É

ESTADO DE ALERTA| Distrito Federal baixa procedimentos rigorosos contra coronavírus

Publicado em

|Da Redação||RADAR-DF|

A pandemia de coronavírus fez com que o governo do Distrito Federal entrasse em estado de alerta e com reforço nas ações de prevenção por causa dos 14 casos confirmados no DF. A série de medidas afeta escolas e universidades, transportes públicos, serviços de saúde, comércio, órgãos públicos e eventos. Álcool em gel, luvas e máscaras terão impostos reduzidos no DF.

 

O governador Ibaneis Rocha decretou ainda o fechamento de academias e museus; a interrupção temporária do passe-livre estudantil e criou uma bolsa de auxílio para estudantes de baixa renda para complementação alimentar. As visitas nos presídios também estão suspensas. Ele gravou um vídeo na noite deste domingo (17/03).

 

Veja abaixo, as medidas

Educação| escolas e universidades públicas e privadas ficam sem aulas por 15 dias, a partir desta segunda-feira. Na quarta-feira (11), um decreto do governador Ibaneis havia suspendido as aulas por 5 dias. No sábado, ele antecipou as férias escolares e decretou o fechamento de escolas e faculdades por 15 dias a partir desta segunda. Universidade de Brasília (UnB) também suspendeu atividades. Creches públicas continuam funcionando.

Transporte Público| horários permanecem os mesmos e serviço não muda. No entanto, há a recomendação para ônibus e metrô circularem com as janelas abertas. Veículos também devem passar por “limpeza profunda” no início do dia e higienização a cada viagem.

Serviços de Saúde|  Estão suspensas visitas a pacientes diagnosticados com coronavírus e internados nas UTIs. Laboratórios e hospitais privados são obrigados a notificar, imediatamente, às autoridades sanitárias todos os casos positivos de Coronavírus. Decisão publicada em decreto, vale desde sábado (14).

Espaços Públicos| Museus, bibliotecas e espaços culturais ficam fechados. Apenas zoológico reabre na terça-feira (17).

Eventos Culturais| Cinemas e teatros fechados, além de shows cancelados. O decreto assinado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) no sábado (14) estabeleceu uma série de medidas preventivas , entre elas, a suspensão de sessões em cinemas e teatros do Distrito Federal pelos próximos 15 dias.

Presídios| Visitas estão suspensas. A proibição de visitas ocorre nas unidades penitenciárias geridas pela Sesipe – que inclui o Complexo Penitenciário da Papuda e a Penitenciária Feminina do Distrito Federal. A norma não atinge a Penitenciária Federal de Brasília, de responsabilidade do Ministério da Justiça.

Bares e Restaurantes| devem obedecer distância de 1 metro entre as mesas.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

GDF estuda usar pavimento em concreto com fibras sintéticas

O Governo do Distrito Federal (GDF) estuda utilizar pavimento em concreto com fibras sintéticas nas obras públicas. O método construtivo foi apresentado à Secretaria...

Mais Radar

GDF estuda usar pavimento em concreto com fibras sintéticas

O Governo do Distrito Federal (GDF) estuda utilizar pavimento em concreto...

Eventos do DF devem aderir a protocolo de combate ao assédio

Os espaços de entretenimento e lazer da capital deverão seguir o...

Novos beneficiários do DF Social têm até o dia 26 para abrir conta

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) convoca 2.123 novas famílias beneficiárias...

Inscrições para a comissão da Conferência Distrital das Cidades terminam nesta quarta (15)

O prazo das inscrições para participar da comissão organizadora da 6ª...

Primeiro sorteio do Nota Legal será no dia 23

A Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec) vai realizar o...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»