No primeiro quadrimestre de 2024, a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) registrou aumento de 15% no número de atendimentos, em comparação ao mesmo período do ano passado.
Foram 260.088 atendimentos presenciais e virtuais apenas nos quatro primeiros meses deste ano. No mesmo intervalo de 2023, foram contabilizados 224.541.
Os atendimentos foram prestados pela Central de Relacionamento com os Cidadãos (CRC/DPDF), nas Unidades Móveis de Atendimento Itinerante, nos Núcleos de Assistência Jurídica (NAJs) e na Subsecretaria de Mediação e Cultura de Paz.
Este ano, a CRC/DPDF foi a unidade que mais realizou atendimentos, contabilizando 37.894: 33.033 virtuais e 4.861 presenciais. Em seguida, está o NAJ de Defesa da Saúde, com 16.396 atendimentos registrados.
“A ampliação dos atendimentos revela que mais cidadãos em situação de vulnerabilidade estão exercendo seus direitos e participando ativamente da vida democrática, promovendo uma sociedade mais justa, inclusiva e democrática”, defendeu o defensor público-geral, Celestino Chupel.