O ASSUNTO É

Aplicativo facilita a comunicação de pessoas surdas em serviços públicos

Publicado em

O Programa DF Libras facilita a comunicação da comunidade surda do Distrito Federal. Com o projeto, a pessoa com deficiência auditiva pode se comunicar com atendentes ouvintes sem dificuldades.

O programa proporciona acesso aos órgãos públicos de forma digital, em tempo integral e em todos os dias da semana. O serviço é uma parceria entre a Secretaria da Pessoa com Deficiência (Seped-DF) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF).

O aplicativo Icom Libras, funciona tanto de forma presencial quanto online. Na modalidade presencial, basta efetuar o agendamento para que um intérprete seja designado. O encontro pode ser na Central de Libras, que fica na 112 Sul, ou no próprio local de atendimento.

No formato online, o titular deve acessar o serviço pelo QR Code para ser direcionado ao programa, em que um atendente fará a interpretação na tela para a pessoa surda e a tradução para o ouvinte do outro lado. As respectivas secretarias possuem um QR Code específico que fica exposto nos balcões de atendimento.

O aplicativo gratuito não gasta internet durante o uso e atende uma comunidade que chega a 20 mil pessoas surdas no DF. A internet só é utilizada para baixar o aplicativo ou abrir o QR Code.

“Existe uma necessidade da universalização do serviço público para todas as pessoas terem acesso a quaisquer iniciativas públicas. É uma questão de inclusão e acho que, na maioria dos casos, o DF Libras não só melhora o acesso, como o permite. Eventualmente uma pessoa vai ter um momento de consulta médica, por vezes um momento íntimo, sem alguém acompanhando. E com esse tipo de ferramenta vai ser possível que isso aconteça”, ressalta o secretário executivo da Secti, Alexandre Villain.

O programa tem R$ 450 mil de investimento. Até o momento, são 153 espaços públicos com acesso facilitado a intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Demissão de Sílvio Almeida repercute entre entidades civis

Silvio Almeida estava à frente do ministério desde o início de janeiro de 2023 e foi demitido após denúncias de ter cometido assédio sexual. 

Mais Radar

Transporte público terá reforço de 110 ônibus para o 7 de Setembro

O desfile de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios, neste...

Aluguel social para mulheres vítimas de violência é regulamentado no DF

Foi publicada a portaria 131/2024, que estabelece novas normas para a...

Projeto Acelera Brasília 2024 promove competições na Arena Kart Point

A partir da próxima semana, o centro da capital federal vai...

Prorrogado prazo das inscrições para integrar o Conplan

Foi prorrogado para quinta-feira (5) o prazo das inscrições para selecionar...

Guerra no combate a incêndio que avança sobre a Flona de Brasília

Uma força-tarefa com equipes de diferentes órgãos trabalha para conter o incêndio que atinge a Floresta Nacional de Brasília (Flona). São, ao todo, 150 pessoas, uma aeronave e 35 viaturas.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»