O ASSUNTO É

CODEPLAN| Estudo revela concentração de jovens desempregados em Samambaia, Recanto das Emas e Ceilândia

Publicado em

A Codeplan disponibilizou nesta quarta-feira (12),  Dia Internacional da Juventude, dois estudos com foco nos jovens do Distrito Federal: um traça o perfil demográfico e o outro aborda a questão do jovem no mercado de trabalho.

Ambos são baseados na Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) 2018 e podem ser acessados no site da Companhia (www.codeplan.df.gov.br).

O dia 12 de agosto foi definido pela ONU, em 1999, como Dia Internacional da Juventude, em resposta à recomendação da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, reunida em Lisboa, no ano anterior.

O estudo “RETRATOS SOCIAIS DF 2018 – Perfil da população jovem do Distrito Federal”, revela, por exemplo, que residem 717.377 jovens no Distrito, o que corresponde a 25% da população total, proporção que se manteve estável nos últimos dez anos.

Resumidamende, este jovem pode ser descrito como negro (61,8%), solteiro (85,4%), residente em domicílio composto por casal com filhos (55,2%), com 59,6% dos jovens ocupando a posição de filhos.

Ainda, destaca-se, que 24% das jovens são mães e que as jovens trabalham, em média, 8,4 horas por semana a mais que os jovens do sexo masculino com atividades domésticas.

Segundo o estudo, esse é apenas o “perfil médio” dos jovens no Distrito Federal, pois há grande diversidade nos perfis de acordo com a renda média das Regiões Administrativas em que residem.

O trabalho integra o conjunto de análises temáticas realizadas a partir dos dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) de 2018 e utiliza o conceito de juventude, de acordo com o do Estatuto da Juventude brasileiro, que define juventude como o período compreendido entre 15 e 29 anos.

Outros trabalhos da série “RETRATOS SOCIAIS” estão disponíveis também no site da Companhia e abordam temas como crianças, idosos, mulher e deficientes.

Mercado de Trabalho

O estudo Jovens no Mercado de Trabalho: um olhar a partir da PDAD 2018 teve por objetivo analisar a situação laboral dos jovens (15-29 anos) do Distrito Federal, comparando o perfil dos desocupados com o dos ocupados, além de estudar a inserção destes últimos ao mercado de trabalho.

Os resultados revelaram, por exemplo, que a taxa de desocupação dos jovens era 12,1 pontos percentuais, superior àquela observada para a população geral (26,2% contra 14,1%), com o contingente de desempregados concentrado nas regiões de Samambaia, Recanto das Emas e Ceilândia.

Os dados mostraram, ainda, que cerca de 60% dos desocupados não estudavam. Entretanto, esses jovens desocupados dedicaram mais tempo aos afazeres domésticos que os ocupados, sinalizando uma importante contribuição não pecuniária para a manutenção do domicílio.

Segundo os autores, com base nos resultados encontrados, “políticas públicas que fomentem a criação de empregos em regiões mais populosas e compatíveis com a qualificação destes jovens (menos experientes e com escolarização de nível médio) e o oferecimento de qualificação técnica alinhada com a demanda do setor produtivo podem ser promissoras para aliviar o desemprego desse público.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Inscrições para Qualifica DF terminam nesta quarta (22)

As inscrições para mais uma etapa do Qualifica DF, terminam nesta quarta-feira (22). O programa de capacitação profissional é voltado para as áreas que...

Mais Radar

Obras de Infraestrutura beneficiam 40 mil no Guará Park

O Setor Habitacional Bernardo Sayão está dividido em cinco lotes. Em 2021, o GDF concluiu as obras dos lotes 2 e 3. O Lote 4 é o próximo a receber as obras, enquanto o Lote 5 está em fase de projeto.

Tragédia na Rodovia Diogo Machado do Tororó, alerta para sinalização

A situação exige urgência para que outras pessoas não percam suas vidas devido à negligência do GDF.

Interrupção programada de energia afeta Planaltina e Lago Sul

Além dos desligamentos anunciados, cortes inesperados de energia podem ocorrer. A população deve reportar tais ocorrências pelo telefone 116 ou, para clientes com deficiência auditiva, pelo 0800 701 01 55.

Operação DF Livre de Carcaças Remove veículos na Papuda e Guará

A ação resultou na retirada de dois caminhões, três ônibus e 65 estruturas de carros velhos que estavam abandonados por anos.

Eduardo Pedrosa consegue linha de ônibus para operar em Barra Alta

Depois de mais de uma década de espera, a comunidade rural de Barra Alta, em Planaltina, finalmente terá acesso a uma linha de ônibus.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»