O ASSUNTO É

AGORA SIM! Governador do Goiás se arrepende e fecha acordo com Ibaneis no combate ao Covid no Entorno

Publicado em

Após muitas recusas para assumir uma estratégia de combate ao coronavírus, que avança pelas cidades do Entorno, que pertencem ao estado de Goiás, o governador, Ronaldo Caiado resolveu assinar nesta sexta-feira (16/05), um “termo de cooperação interfederativo” proposto pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).

LEIA MAIS

CAOS NA SAÚDE DAS CIDADES DO ENTORNO É FRUTO DO ABANDONO DE SUCESSIVOS GOVERNOS DO GOIÁS

O acordo foi assinado  pelos  secretários de Saúde do Distrito Federal, Francisco Araújo, e de Goiás, Ismael Alexandrino no Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass).

O documento prevê, entre outras medidas, a racionalização das ações conjuntas de enfrentamento da pandemia de covid-19, no âmbito da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal (Ride).

A cooperação regulamenta o atendimento da população da Ride nas unidades de saúde do DF, que passa a receber os valores do Sistema Único de Saúde (SUS) referentes aos tratamentos realizados.

LEIA AINDA

DIRETOR-GERAL DO DETRAN-DF DIZ QUE GDF SE PREPARA PARA DISTRIBUIR CNH PARA QUEM NÃO PODE PAGAR

O termo também estabelece ações conjuntas de enfrentamento da pandemia de Covid-19 como testagem em massa, o tratamento e a adoção de medidas de controle sanitário de combate ao vírus.

Com isso, as secretarias pretendem promover o acesso qualificado e oportuno de pacientes ao SUS, por meio das Centrais de Regulação dos respectivos Complexos Reguladores Estaduais de cada ente.

O secretario de saúde do DF, Francisco Araújo destacou que é um momento importante para os dois estados, pois é um acordo técnico que vai possibilitar um atendimento com dignidade e dará mais segurança para a população do entorno ao garantir seu direito de acesso aos serviços de saúde.

“É importante trazer legalidade para o cidadão do entorno que era atendido e estigmatizado por ser de fora”, observou.

Para o secretário executivo do Conass, Jurandir Frutuoso, o acordo é um feito histórico que deve ser replicado no resto do país.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Restaurantes Comunitários terão cardápio especial de almoço nesta terça (23)

Os 16 Restaurantes Comunitários do Distrito Federal vão servir um almoço especial nesta terça-feira (23), em comemoração ao aniversário de 64 anos de Brasília....

Mais Radar

VÍDEO: Vereador de Águas Lindas é flagrado praticando coação eleitoral

Nas imagens, o vereador Everaldo Ramiro, presidente da Câmara de Vereadores de Águas Lindas, é flagrado ameaçando demitir funcionários caso estes não votem na reeleição do atual prefeito do município, Lucas Antoniette. Caso o Ministério Público acolha a denúncia, o vereador pode ser enquadrado no artigo 301 do Código Eleitoral.

Águas Lindas: Drive-thru Ambiental com doação de 3 mil mudas

A Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente convida...

Carreta da Defensoria Pública chega em Águas Lindas na sexta(15)

Nos dias 15 e 16 de setembro, das 9h às 17h, a carreta estará estacionada na Praça da Bíblia, próxima ao final do Jardim Brasília, com atendimentos simultâneos e sem a necessidade de agendamento prévio

GDF inicia cursos de qualificação com 360 mulheres em Brazlândia

Os treinamentos de qualificação profissional para mulheres, em parceria com o...

ÁGUAS LINDAS: Anderson Teodoro, Dr. Lucas e Hildo; juntos e misturados

Os três líderes políticos de Águas Lindas de Goiás, a maior cidade do Entorno de Brasília, se juntam pela reeleição de Lucas Antoniette (ao centro), nas eleições municipais do próximo ano. A movimentação politica que conta com as bençãos do governador Ronaldo Caiado, também reúne outros importantes líderes como vereadores, ex-vereadores e presidentes de partidos.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»